Gestão ambiental no condomínio é foco do Clube do Zelador

Os cuidados com o meio ambiente e a gestão voltada à preservação e ao uso racional de recursos pautaram o mais recente treinamento do Clube do Zelador
A agenda ambiental se apresenta como uma dos mais importantes questões da sociedade atual. Atenta à relevância deste tema, a Invespark promoveu em seu mais recente encontro do Clube do Zelador, realizado no final de setembro, um treinamento sobre “Conscientização e Gestão Ambiental em Condomínios”.

Ministrado pelo engenheiro ambiental e de segurança do trabalho Gustavo Coura, atuante na Andreoli Engenheiros Associados, empresa especializada em consultoria e engenharia na área de meio ambiente, o Clube do Zelador tratou de diversos aspectos. Entre eles os impactos e macrossoluções ambientais, abrangendo o planejamento urbano, e sua interação com as microssoluções, que envolvem práticas do dia a dia da sociedade. “Todas as atividades que realizamos estão direta ou indiretamente relacionadas ao meio ambiente”, lembra Coura. “O maior e mais importante caminho para apresentar soluções está na mudança de cultura da sociedade”, orienta.

Os integrantes do Clube Zelador receberam orientações quanto à separação e reciclagem de resíduos, economia de água e de energia e estruturação de um plano de gestão ambiental em condomínios, além de aspectos de saúde e segurança no trabalho. “A gestão socioambiental é uma questão muito importante. Nossos zeladores puderam perceber neste encontro como simples mudanças podem impactar no planejamento financeiro e no dia a dia do condomínio”, observa a analista de marketing da Invespark, Anna Luiza de Carvalho.

CLUBE DO ZELADOR DA INVESPARK
O Clube do Zelador é uma iniciativa pioneira da Invespark, realizado na cidade de Curitiba. Ele prevê encontros mensais sobre variados temas envolvendo o condomínio. Os zeladores participantes recebem, a cada encontro, material didático exclusivo, além de certificado de participação.

A Invespark Empreendimentos Imobiliários atua no ramo da construção civil, com incorporação e venda de imóveis. À frente da empresa está o diretor-superintendente Claudio Roth e também o diretor de incorporações Eduardo Quiza. Em 13 anos de atuação, a Invespark soma mais de 250 mil metros quadrados – expressos em lançamentos, empreendimentos entregues e canteiros de obras –, apostando sempre em terrenos especiais e absolutamente estratégicos. Sua consolidação no mercado curitibano se deu por meio da idealização de apartamentos compactos, edifício comerciais, strip malls e imóveis de luxo. Novidades sobre a Invespark podem ser acessadas no Twitter (@invespark) e também no Facebook (www.facebook.com/invespark).


BOX DE SERVIÇO
Mitos e Verdades: economia de energia em condomínios
Durante o mais recente encontro do Clube do Zelador da Invespark, os participantes puderam aprender mais sobre uso racional de recursos. Confira alguns dos principais mitos e verdades sobre consumo de energia em condomínios debatidos no encontro:

• Economia de água gera economia de energia elétrica – verdade
• A iluminação interna do elevador é um grande foco de gasto – verdade
• Utilizar muitos equipamentos de segurança acarreta em grande consumo energético – mito 
• Sensores de presença são mais econômicos que as minuterias – depende
• Elevadores modernos gastam menos energia – verdade
• Desligar um elevador durante a madrugada ajuda a economizar energia – verdade 
• Chamar o elevador mais de uma vez seguidamente aumenta o consumo de energia – mito 
• Remanejar a iluminação de garagem pode trazer economia – verdade
• Segurar a porta do elevador por alguns minutos faz aumentar o consumo de energia – mito.
 
Google Plus

Por Movimento dos Comunicadores do Brasil

Entender Condomínio

0 comentários:

Postar um comentário