Quer montar uma horta em casa? Então não perca nossas dicas!

Imagine poder consumir verduras, legume e temperos fresquinhos, direto da horta e totalmente livres de agrotóxicos


Engana-se quem pensa que esse é um privilégio exclusivo das pessoas que moram no interior. Em residências urbanas com muito ou pouco espaço já é possível cultivar a própria horta. Quer saber como fazer isso? Então confira as dicas que preparamos para você!
Monte canteiros nas áreas maiores

Em áreas grandes, o mais indicado é montar canteiros com 2 m de comprimento para 1 m de largura. O resultado fica bem proporcional! Para montar os canteiros, cerque-os com tijolos aparentes ou use pedras para separá-los, sempre cuidando para o visual ficar simétrico.
Nas pequenas áreas prefira as jardineiras

Em áreas reduzidas, aposte nas jardineiras de cimento. Os melhores modelos são os que possuem largura e profundidade com no mínimo 30 cm, pois assim a drenagem de água é facilitada e o excesso de umidade é combatido. Isso garante raízes mais fortes!
Aposte em vasinhos nos apartamentos

Até quem mora em apartamentos pode ter uma horta para chamar de sua. Ela pode ser cultivada em vasinhos na área de serviço ou na varanda. Se você gosta de reciclar, vale a pena usar caixas de leite longa vida para plantar os seus temperinhos.
Escolha as espécies adequadas

Em qualquer espaço é possível cultivar uma horta particular, mesmo que seja utilizando pequenos vasos. No entanto, é importante escolher a espécie certa para cada tipo de ambiente, levando em consideração a iluminação, umidade, calor e arejamento do espaço.
Prepare o local para o plantio

Depois de escolher o local adequado para o cultivo da sua horta, prepare o lugar corretamente. O solo deve ser preparado com uma parte de areia, uma parte de terra vegetal e uma parte de adubo. Essa medida garante um bom enraizamento e desenvolvimento das plantas.
Sementes ou mudas? Acerte na escolha

Segundo especialistas, você pode montar a sua horta, plantando sementes diretamente no solo ou através do plantio de mudas. As sementes se desenvolvem de forma mais lenta, como é o caso da beterraba e da cenoura. Já o cultivo das mudas é mais prático e rápido, como ocorre com a alface a escarola.
Cuide bem da sua horta particular

Não basta plantar os vegetais! É preciso cuidar da sua horta, regando diariamente as plantas e fazendo um sistema correto de drenagem de água para que as plantinhas cresçam com vigor. Vale também usar adubo mineral e outros produtos para garantir o bom desenvolvimento dos vegetais.
Dicas extras


Em grandes espaços, cultive espécies como alecrim, abobrinha, berinjela, brócolis, couve, chicória, boldo, espinafre, milho, pimenta, repolho, quiabo, vagem, tomate, sálvia, dentre outros.


Nos pequenos espaços, cultive alface, agrião, beterraba, capim-limão, cenoura, cebolinha, endro, coentro, manjericão, hortelã, rúcula, rabanete, salsinha, etc.


Só coloque no mesmo vaso espécies que possuem características semelhantes, como por exemplo, manjericão e coentro ou orégano e manjerona. Mantenha uma distância mínima de 30 cm entre elas.


Os solos devem ser ricos em nutrientes orgânicos, além de contar com pH neutro.

E aí, você gostou das nossas dicas de cultivo de plantas? Se você decidir montar uma horta na sua casa, não esqueça de voltar aqui para nos contar como ficou.

Fonte: Redação.

Google Plus

Por Movimento dos Comunicadores do Brasil

Entender Condomínio

0 comentários:

Postar um comentário