8 dicas para você se tornar um síndico de sucesso

Quem mora ou trabalha em condomínio em algum momento já precisou chamar o síndico. Para pedir ajuda, responder dúvidas, entender as regras de convivência, fazer alguma reclamação e mais diversas outras solicitações


O síndico é pessoa responsável pelo bom funcionamento e cumprimento das regras do condomínio. É uma função que exige muita organização e habilidade para resolver conflitos.

Atualmente, há o síndico morador, que é o mais comum, representado por alguém que faz parte do cotidiano do condomínio. Mas há também há a opção do síndico profissional, uma pessoa contratada para exercer a função. Independentemente de qual seja a escolha, é necessário muita competência para exercer a função. Se você deseja ser um síndico profissional de sucesso, confira a seguir algumas dicas:
Conheça bem o regulamento interno do condomínio

Uma das primeiras funções de um síndico deve ser fazer a leitura atenta de todo o regulamento interno do condomínio. Isso é importante para saber quais são as regras que deverão ser seguidas. Lembre-se de que em caso de impasses ou discussões, será preciso seguir o que está no regimento interno.
Seja organizado

Ser muito organizado é fundamental para quem deseja ser um síndico de sucesso. A função exige o controle de diversos documentos, planilhas, prestação de contas e pagamentos. Para conseguir manter tudo isso em dia e sem ter problemas, é preciso boas doses de organização e habilidade para lidar com questões burocráticas.
Antecipe-se às necessidades do condomínio

Estar atento às demandas do condomínio — antes mesmo de os moradores reclamarem — é uma característica do bom síndico, que ficará bem ligado a tudo o que precisa ser feito, ou seja, ter pró-atividade é fundamental.
Conheça todo o condomínio

Percorrer todo o condomínio para inspecionar as áreas, os andares e também conversar com as pessoas é uma atividade que o síndico deve executar constantemente. Afinal, é preciso conhecer bem o local onde trabalha.
Seja criativo

Todo profissional de sucesso costuma ter muita criatividade para executar suas tarefas e ter novas ideias e com os síndicos não é diferente. Encontrar maneiras diferentes e inovadoras para otimizar os processos é um dos fatores que o destacará ao exercer a função.
Comunique-se com clareza

Se você deseja ser um síndico de sucesso, busque se comunicar de forma clara e objetiva. É necessário que todos os condôminos recebam as informações importantes, por isso, buscar formas de comunicação eficientes é preciso, seja por meio circulares, avisos em murais etc. O que importa é comunicar tudo o que for necessário, sempre no tempo devido e com qualidade.
Relacione-se bem com os moradores

Alguns condomínios são formados por milhares de pessoas e para administrar e conviver com esse grande público é preciso ter muito jogo de cintura. Dessa forma, saber se relacionar bem com as pessoas torna-se imprescindível, tendo em vista que onde há uma grande concentração de pessoas, há conflitos e é necessário conseguir lidar com todos com muita maestria e cuidado.
Esteja atento à manutenção do local

Ninguém gosta de conviver em um local que seja malcuidado e sem conservação. Por isso, um bom síndico ficará atento à manutenção do condomínio com relação aos jardins, elevadores, quadras e todas as áreas que precisam constantemente de reparo para funcionar perfeitamente.

Você tem mais alguma dica para quem deseja ser um síndico de sucesso? Conte para nós nos comentários.
Google Plus

Por Paulo Melo

Entender Condomínio

0 comentários:

Postar um comentário