Geoportal é atualizado com novas funcionalidades

Versão 2.0 da plataforma interativa que reúne dados georreferenciados permite acesso via tablets e smartphones, entre outras inovações

Atualização do Geoportal permite acesso por dispositivos móveis. Foto: Nilson Carvalho.

Já está no ar a versão 2.0 do Geoportal, Sistema de Informações Territoriais e Urbanas do Distrito Federal. A plataforma interativa reúne dados georreferenciados oficiais para auxiliar o governo no planejamento urbano, nos processos de planejamento e na gestão de políticas públicas.

Lançada em setembro de 2016, a ferramenta recebeu novas adaptações, entre elas, a acessibilidade e a portabilidade, para possibilitar o acesso via tablets e smartphones — antes, a aplicação dele era compatível apenas com computadores de mesa.

Outras facilidades que a atualização traz são:
classificação das camadas por temas, o que facilita a sua localização
criação de conta, que possibilita salvar os mapas e as pesquisas em um perfil e em qualquer aparelho
login por meio das redes sociais, que permite o compartilhamento dos mapas e resultados de suas pesquisas

De acordo com a Secretaria de Gestão do Território e Habitação, o geoportal tem 68 camadas de mapas de diversos temas, tais como habitação, cadastro, ambiental, transportes, saúde, educação e segurança.

Ao clicar em Equipamentos Públicos e depois em Escolas, por exemplo, serão mostrados pins que sinalizam as instituições públicas e privadas de Brasília. Ao selecionar um deles, aparecerão endereço, telefone e modalidade de ensino. Essas informações, no caso, são de responsabilidade da Secretaria de Educação, que já mantém os dados em seu banco.

Se escolher a opção Mobiliário Esporte e Lazer, o internauta poderá ver a localização exata de parquinhos, quadras de futebol e pontos de encontro comunitário, entre outros.

Google Plus

Por Movimento dos Comunicadores do Brasil

Entender Condomínio

0 comentários:

Postar um comentário